Sobre

O Projeto Paidéia é o Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Entendendo que o ensino de filosofia pode ter uma contribuição não só à educação geral de crianças e adolescentes, à construção de projetos de vida e de sociedade e à constituição de um legado cultural a ser transmitido e transformado em cada geração, o Projeto Paidéia se torna presença no cotidiano de duas escolas públicas do Distrito Federal. Nessa presença na escola, contribui tanto para uma qualificada formação docente de 10 estudantes da licenciatura em Filosofia, como para  potencializar a aprendizagem filosófica de adolescentes do Ensino Médio apoiando a atividade docente de professores de filosofia dessas escolas.

Tem como perspectiva inserir-se nas atividades de ensino de filosofia no Ensino Médio, desde o planejamento até a avaliação, incluindo a elaboração e gestão de estratégias didáticas e a confecção de materiais didáticos específicos para o Ensino de Filosofia. O Projeto tem a duração de dois (02) anos, iniciando-se em Junho de 2011 e terminando em Maio de 2013.

Parte de uma concepção da filosofia como sendo um campo de atividades de construção de conhecimentos e produção de sentidos com especificidade própria ao lado da ciência e das artes, de fomento de uma postura crítica e criativa diante do que acostumamos chamar de realidade.

No CEM 02 do Gama e CED 02 de Sobradinho, o envolvimento dos licenciandos em atividades de docência com supervisão qualificada permite maior interesse pelo curso, amplia a visão sobre as possibilidades de exercício do magistério. No apoio aos professores de filosofia, fazemos uso de materiais específicos da tradição filosófica, textos de diferentes gêneros de escrita, e de linguagens contemporâneas, como o cimema, quadrinhos e jogos. O licenciando experimenta desde a filosofia da Educação ate o ensino de filosofia vivenciando a indissiociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

Equipe:

Luan Araújo – Iniciação à Docência

Mayã Fernandes – Iniciação à Docência

Pedro Gontijo – Coordenador Institucional

Maria Cecília – Coordenadora Institucional

Herivelto Pereira – Coordenador Institucional

Apoio:



Financiamento:

PIBID é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior – SESu, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com vistas a promover a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura plena, para atuar na educação básica pública.


Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s