Práticas pedagógicas – o que é, como se faz?

O currículo de Filosofia licenciatura da UnB foi pensado para integrar pesquisa acadêmica e prática pedagógica. Nesse sentido, todas as disciplinas obrigatórias possuem uma parte de dois créditos “práticos”, não necessariamente presenciais, cuja função seria pensar atividades docentes relacionadas aos conteúdos específicos.

 

No caso da disciplina Epistemologia, localizada no terceiro semestre do curso, a atividade proposta foi criar um plano de aula (ou planos de aulas encadeados) sobre o conteúdo inicial da Teoria do conhecimento: a relação entre senso comum e pensamento científico/filosófico. Para isso, propusemos aos estudantes avaliar como tópicos correlatos a esse assunto são tratados em diversos livros didáticos. E, nesse movimento, pesquisamos vários livros didáticos .

 

A turma foi dividida em grupos, doze ao todo. A proposta de ser um trabalho em grupo expôs uma dificuldade imensa de agrupar estudantes, muitos fizeram individualmente a tarefa, o que diminuiu a possibilidade de debates internos ao tema.

 

Dos trabalhos apresentados, fizemos um quadro geral de críticas a cada um dos livros. As críticas mostram exatamente os desafios de se pensar um material didático: por um lado, a linguagem precisa ser adequada, mas, por outro, não pode cair no esquematismo. Se a diagramação deve ser interessante e atual, não pode incentivar a distração. O quadro comparativo põe em tela esses desafios, sem ser conclusivo. Trata-se das impressões dos grupos, que divulgo com o intuito de incentivar o debate não apenas dos materiais didáticos, mas também das práticas pedagógicas.

 

Priscila Rufinoni

 

Slide1Slide2

Anúncios

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s