Construção de Perfil de Alunos – CED 02 Sobradinho – Questionário

 Algo sobre o qual infelizmente pouco foi falado aqui no Blog é como foi nosso primeiro contato com a escola, quais foram as primeiras atividades, como procedemos e outras experiências que tivemos.

Na consecução dos objetivos mais amplos listados abaixo:

Participação no planejamento das aulas de filosofia
Elaboração de textos didáticos para o ensino de filosofia
Construção de materiais didáticos para o ensino de filosofia
Participação nos processos de avaliação de aprendizagem
Execução de atividades diversas ligadas a Filosofia.

Estavam programas as seguintes ações:

- Interação com professora, escola, direção e alunos e identificação das necessidades conforme a realidade dos alunos e IDEB.
– Levantamento da estrutura física, tecnologia e de materiais didáticos e potenciais espaços que contribuam para a Filosofia.
– Produção e desenvolvimento de ações de ensino de Filosofia através de literatura, cinema e outras expressões no campo das artes.
– Produção e desenvolvimento de ações que buscam a interdisciplinaridade com as disciplinas das ciências da natureza.

Quanto às atividades de levantamento de estrutura física, necessidades dos alunos e definição de estratégias de atuação e  visando maior eficiência,  o grupo de Sobradinho planejou um recuso mas objetivo que pudesse levantar alguns dados relevantes para nossa prática, principalmente no que se refere à diagnose dos alunos. Escolhemos fazê-lo através da aplicação de um questionário.

A elaboração do questionário atendeu as reivindicações de todos integrantes do grupo de Sobradinho, tendo sido concebido em conjunto. Fruto de inúmeras discussões, teve como corolário traçar um perfil dos alunos que a escola atende.

O objetivo do questionário era complementar a fase de reconhecimento da escola, visando suprir carências das primeiras semanas de observação referentes à dinâmica das turmas, interação, participação, disponibilidade para a leitura, facilidade ou dificuldade para tarefas em grupo, estratégias pedagógicas, materiais didáticos e tempo de concentração.

A ideia era coletar informações relevantes que nos desse algumas pistas sobre as preferências dos alunos que pudessem ser transformadas em  ações na escola. O levantamento foi feito em todas as turmas que o grupo atendia. Foram feitas perguntas que abrangiam tanto interesses pessoais do aluno como seus objetivos no ensino médio e preferências quanto à metodologia de aula.

Apesar de possuir etapas extremamente trabalhosas,  como por exemplo, contagem e levantamento geral e individual (de cada turma) de dados, o questionário permitiu uma avaliação da situação dos alunos de forma mais objetiva.

Os resultados foram usados tanto para desenvolver estratégias gerais de atuação na escola como também em alguns casos personalizar as intervenções que fazíamos em cada turma. Um exemplo é o trabalho feito na Mostra Pedagógica da Escola, na qual cada turma deveria, sob a orientação de um professor supervisor, desenvolver uma atividade para expor ao restante da escola.

No caso da turma 2ºD, que trabalhou sob a orientação dos bolsistas Loryne Viana  e Milton Neto, os resultados do questionário em conjunto com a diagnose feita na observação, orientaram para a possibilidade de diálogo e construção de proposta de atividade, com participação mais proativa dos alunos. A oficina foi relatada aqui e aqui, por meio de relatos, vídeo e imagens.

A proposta de dividir os resultados no Blog se baseia na possibilidade de compartilhar a estratégia adotada para fim determinado e comentar rapidamente as vantagens e dificuldades da experiência.

Abaixo, os resultados, já em gráfico:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por: Loryne Viana

About these ads

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s