Centro Educacional 02 de Sobradinho – Apresentação da Escola

Abrindo o ciclo de postagens sobre as experiências escolares, nosso grupo decidiu fazer uma apresentação de sua escola. O Centro Educacional 02 de Sobradinho localiza-se em uma área central e de fácil acesso na cidade, o que a torna uma escola plural, que acolhe alunos de todas idades e níveis. Recebe alunos dos níveis fundamental, médio e da EJA.

O nosso trabalho na escola acontece pela manhã sob a supervisão da professora Carmen Lúcia. Ao todo acompanhamos os trabalhos em 12 turmas de ensino médio. Na escola comparecemos sempre as segundas e quartas ou às terças e quintas.

Estamos trabalhando no levantamento de um perfil destas turmas com auxílio dos resultados de um questionário. Estes resultados ajudarão a nortear nossas propostas de intervenção e planejamento e atividades que se adequem às expectativas dos alunos.

Entre outras coisas que procuramos detectar, perguntamos sobre as preferências dos alunos com relação ao tipo de aula, à área do conhecimento e demais disciplinas com quais eles possuem afinidade, além de traçar um perfil de seus objetivos e perspectivas com relação ao ensino médio.

As intervenções já começaram, por 3 vezes com as turmas de segunda, quarta e sexta, os bolsistas Loryne Viana e Milton Neto ministraram aulas integralmente. As intervenções ocorridas sob a responsabilidade dos bolsistas de terça e quinta em breve provavelmente serão objeto de uma postagem aqui no blog.


Por agora e em ação conjunta com a integrante Jéssica Arrelaro, foi sugerida a elaboração de um texto que atendesse à demanda de compartilhar impressões sobre a dinâmica que a professora vem desenvolvendo nas turmas, com ênfase na interação da turma, participação, disponibilidade para a leitura, facilidade ou dificuldade para tarefas em grupo, estratégias pedagógica que a professora utiliza no desenvolvimento das aulas (e a relação da turma com estas), relação da turma com os materiais didáticos, tempo de concentração da turma e outros elementos que achasse relevantes para uma familiarização inicial com a turma.

Em resposta, nossa bolsista imediata e cordialmente elaborou o texto abaixo, que traz elementos subjetivos e analíticos sobre a sua experiência na escola:

“As expectativas como graduanda e futura licenciada foram grandes ao adentrar pela primeira vez numa instituição docente assumindo outro papel além de aluna, mesmo que, nas primeiras semanas tenha ficado somente observando e tentando desenvolver um contato com as turmas.
Inicialmente foi necessário “despir-me” das minhas vivências como aluna de um outro tipo de instituição e adaptar-me à realidade vigente do CED 02, buscando entender as limitações e a metodologia do corpo docente. O que às vezes parece fácil, embora não o seja.
As primeiras impressões sobre as dinâmicas propostas não atenderam, de fato, ao que eu esperava, pois, a ementa desenvolvida pela professora de filosofia Carmen pareceu-me muito interessante, no entanto, almejava um maior comprometimento das turmas com a disciplina. As apresentações de seminários revelaram algumas dificuldades dos alunos do ensino médio (1°, 2º e 3º) sendo as mais evidentes: Dificuldades de linearidade argumentativa, linguagem e postura.
Já as estratégias pedagógicas propostas pela professora foram, de certa maneira, inovadoras e ousadas; gostei muito da atividade sobre a obra “Crepúsculo dos Ídolos” (direcionada aos alunos do 3º ano) pois, por ser uma atividade de confecção de um scrapbook a partir dos aforismos do texto acredito que ajude no desenvolvimento e educação da sensibilidade dos alunos, todavia, acrescentaria um novo critério: a necessidade de uma interpretação do aforismo escolhido pra construção da atividade (por uma questão de aprofundamento filosófico e exercício de interpretação de texto).
Infelizmente, tive poucas experiências com as aulas expositivas, no entanto, mesmo com toda a timidez de um graduando as expectativas são fortes para a primeira experiência de docência assumindo o papel do professor, transmissor de conhecimento.”

Jéssica Arrelaro
Bolsista do 3ºSemestre do curso de Filosofia

Vale ressaltar que este relato foi feito com base nas atividades acompanhadas durante  3º bimestre na escola. As atividades foram as seguintes:

1º Ano

2º Ano

3º Ano

Apresentação do Mural Étnico-Racial: foi proposta
a criação de um mural e sorteados grupos étnicos responsáveis pela formação
do Brasil como Negros, Portugueses e Índios. A apresentação deveria abordar a
 influência deste grupo na formação da nossa cultura.

Em conjunto com a disciplina de Física os alunos deverão confeccionar um caleidoscópio, que será apresentado junto à vida e
obra de um filósofo-cientista. Cabe aos alunos explicitar qual a relação do
caleidoscópio com o filósofo em questão.

Foi proposto que os alunos preparem um Scrapbook sobre a obra “Crepúsculo dos Ídolos”. A atividade consiste em retirar três aforismos cada capítulo da obra e transcrever para o livro, sendo facultadas a justificação para escolha da passagem ou comentário sobre ela.

Crédito das fotos: Rennan Moraes e Bia Batista
Por: Loryne Viana, Milton Pereira e Jéssica Arrelaro

About these ads

2 comentários sobre “Centro Educacional 02 de Sobradinho – Apresentação da Escola

  1. Bom dia, gente. Gostei bastante do primeiro post, sucinto, bem escrito e bem formatado. Estarei elaborando um resuminho em breve para falar sobre a minha experiência na escola.

    Bia

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s